A HISTÓRIA DAS RODAS
Introdução:

 Desde a antiguidade, sendo no transporte de pedras, bigas e carruagens romanas até os mais modernos carros todos necessitam de um componente em comum, as RODAS, a roda é sem dúvida uma das mais antigas invenções da humanidade. Para muitos cientistas a roda é o maior invento de todos os tempos, acredita-se que seus inventores foram os povos que habitavam o atual Iraque cerca de 5.500 anos atrás. Foi provavelmente originada de um tronco de árvore rolando, mais tarde este rolo se transformou em disco. A evolução das rodas dos automóveis se originou diretamente das rodas das antigas carruagens puxadas a cavalos, às quais eram a princípio idênticas.

A seguir algumas rodas e sua descrição:

Os modelos acima foram largamente usados em carroças e nos primeiros automoveis, sendo a primeira uma tora com furo central.

Os dois modelos acima são raiadas com cubo e tala unidos por raios soldados as peças, sem possibilidade de ajustes. Já os modelos abaixo se diferem das anteriores por ter recurso de centragem através de porcas nos raios, como é atualmente utilizado em algumas motos e bicicletas.

A roda abaixo pode ser considerada a avó das rodas modernas, seu cubo, braços e parte da tala são fundidos em uma só peça, semelhante as rodas de liga atuais.

As rodas a seguir mostram uma grande evolução das rodas automotivas, as rodas em aço estampado, bastante resistentes e de rápida e barata fabricação.

Começaram então a utilizar calotas cromadas e niqueladas de desenhos elegantes para esconder a simplicidade das rodas estampadas.

Existem também as rodas estampadas com desenhos elaborados que não necessitam de calotas para acabamento.

E começaram as rodas de ligas de magnésio, alumínio, com rodas mais leves e com desenhos mais complexos que as anteriores.

Existem as cromadas de Aço.

Temos atualmente rodas com tecnologia cada vez maior, segurança elevada, acabamentos, formatos e tamanhos surpreendentes e diversos materiais e ligas.

Existem tambem rodas com desenhos bem inusitados e estranhos.

Como puderam ver existem rodas de vários tipos e para todos os gostos.

Fonte: Arquivo Oficina das Rodas, wikipedia, 19º encontro de carros antigos de Rio Claro

©2019 Oficina das Rodas ®️
Oficina das Rodas é Marca Registrada
INPI Processo  903440873