A HISTÓRIA DAS RODAS
Introdução:
Desde a antiguidade, sendo no transporte de pedras, bigas e carruagens romanas até os mais modernos carros todos necessitam de um componente em comum, as RODAS, a roda é sem dúvida uma das mais antigas invenções da humanidade. Para muitos cientistas a roda é o maior invento de todos os tempos, acredita-se que seus inventores foram os povos que habitavam o atual Iraque cerca de 5.500 anos atrás. Foi provavelmente originada de um tronco de árvore rolando, mais tarde este rolo se transformou em disco. A evolução das rodas dos automóveis se originou diretamente das rodas das antigas carruagens puxadas a cavalos, às quais eram a princípio idênticas.
A seguir algumas rodas e sua descrição:



Os modelos acima foram largamente usados em carroças e nos primeiros automoveis, sendo a primeira uma tora com furo central.


Os dois modelos acima são raiadas com cubo e tala unidos por raios soldados as peças, sem possibilidade de ajustes. Já os modelos abaixo se diferem das anteriores por ter recurso de centragem através de porcas nos raios, como é atualmente utilizado em algumas motos e bicicletas.


A roda abaixo pode ser considerada a avó das rodas modernas, seu cubo, braços e parte da tala são fundidos em uma só peça, semelhante as rodas de liga atuais.

As rodas a seguir mostram uma grande evolução das rodas automotivas, as rodas em aço estampado, bastante resistentes e de rápida e barata fabricação.


Começaram então a utilizar calotas cromadas e niqueladas de desenhos elegantes para esconder a simplicidade das rodas estampadas.






Existem também as rodas estampadas com desenhos elaborados que não necessitam de calotas para acabamento.


E começaram as rodas de ligas de magnésio, alumínio, com rodas mais leves e com desenhos mais complexos que as anteriores.






Existem as cromadas de Aço.


Temos atualmente rodas com tecnologia cada vez maior, segurança elevada, acabamentos, formatos e tamanhos surpreendentes e diversos materiais e ligas.




Existem tambem rodas com desenhos bem inusitados e estranhos.

